sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

De Madruga...

Hoje é sabado, na verdade inicio de sabado, são exatamente 01:30 da matina e eu aqui sentado na frente do PC. Hoje to postando aqui só pra não perder o costume. Como normalmente posto sobre Cospobres e falo muita besteira, hoje eu quebrarei a rotina, vou postar sobre Super Sentai, para quem nao conhece os Super Sentai eles são os "Power Rangers", Changeman, Flashman, Maskman entre muitos outros.Os primeiros Sentai surgiram na decada de 70 e uma das primeiras series dos herois Super Sentar foi em 1975 eram os Goranger (Na minha opinião um dos melhores), que infelizmente não foi transmitido no nosso Brasil. Junto com os Sentai vieram outras series que são conhecidos por Tokusatsus.

O termo tokusatsu vem de "tokushu kouka satsuei", que significa "filme de efeitos especiais". Ao longo dos anos, tokusatsu se tornou uma definição para um gênero de produções live-action japonesas (séries de ação com atores reais), e ganhou vários tipos de categorias, definidas pelo tipo de herói que o representa. Porém, nem toda produção live-action japonesa é chamada de tokusatsu. As séries tokusatsu no Japão são feitas para todas as idades, algumas mais infantis outras mais adultas, mas todas trazendo mensagens de justiça, amizade, respeito, bondade e coragem.

Tokusatsu no Brasil

Por aqui nós conhecemos muito bem essas séries. Tivemos séries que fizeram muito sucesso como National Kid, Ultraman, UltraSeven, Spectreman e os filmes de Godzilla. Mas sem sombra de duvidas o auge deste gênero aqui no nosso país foi nos anos 80, que nos trouxe dois dos maiores ícones da cultura pop Brasileira, Jaspion e Changeman. Graças a essas séries aconteceu uma grande "explosão" de lançamentos de tokusatsu no Brasil, como Jiraiya, Black Kamen Rider, Cybercops, Lion Man, Jiban, Winspector e os policiais do espaço, Gavan, Sharivan e Shaider.As principais produtoras destas séries no Japão são: Toei Company, que é responsável pelas categorias mais famosas de tokusatsu como super sentai, metal hero e kamen rider. A Tsuburaya dona de toda a família Ultra. E a Toho, que é a responsável pelos filmes de Godzilla e séries como Cybercops. Hoje existem algumas produtoras mais novas como a Shochiku produtora da série Ryukendo.

Alguns Super Sentai

1975 GORANGER


1985 Changeman


1986 Flashman
1987 Maskman


Um dos Tokusatsus que mais fez sucesso no Brasil que ficou conhecido apenas como Power Ranger!

1992 Zyuranger

2007 Gekiranger


Agora algumas fotos avulsas de Tokusatsus:

Jaspion

Vermelhinhos(imagem de super sentai somente da cor vermelha)

Godzila

Kamen Rider

Nacional Kid
e por ultimo mas nao menos importante, um Tokusatsu Nacionail.
Insector Sun - O guardião da Terra
(Nota: Terminei o post começado a 01:30 exatamente 02:28...)

Um comentário:

Luciana Picoli disse...

vou postar uma foto da Elys de capacete pra constar como versão nacional do Changeman hehehe (comentário de teste feito por celular)